Borboletas são inseto e vivem melhor em regiões tropicais porque possuem climas quentes. Elas são fecundadas pelo macho após deixarem a crisálida. A fêmea procura uma planta para colocar seus ovos, em alguns dias os ovos eclodem e saem lagartas que comem a casca dos ovos e a partir daí começam a comer folhas e não fazem outra coisa senão comer, comer e comerrrrr!!!
A próxima etapa da metamorfose - Mudança de forma e estrutura, pela qual passam certos animais, como os insetos, do estado larvar para a fase adulta - das borboletas é chamada pupa. Na crisálida - Coisa que, antes de tomar nova fase ou ação, se acha no estado ou período de recolhimento ou imobilidade - a lagarta se transforma em borboleta lentamente. Quando o processo de transformação termina, a crisálida se abre e a borboleta sai. Quando sua asa estica e fica seca, a borboleta está pronta para voar.
As borboletas se alimentam de vegetais e néctar. Pesam cerca de 0,3 gramas sendo que a maior pode pesar 3 gramas. Chegam a ter 32 centímetros de asa a asa. As borboletas vivem em média duas semanas.
Um livro super legal que narra a história de uma borboletinha muito valente e simpática é "O caso da borboleta Atíria" de Lúcia Machado de Almeida (Atica, 1999). Vale a pena ler!
As borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam na luz
As belas borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas
Borboletas azuis
Gostam muito de luz
As amarelinhas
São tão bonitinhas
E, as pretas, então...
Oh, que escuridão!
Por Vinicius de Moraes
Fonte: Brasil Escola
que lindo artigo amei.bju tere.
ResponderExcluirSeus post são sempre muito bem elaborados com muito carinho e competência parabens um abraço e um ótimo final de semana1
ResponderExcluirLindo, lindo!!!
ResponderExcluirInspirador esse post!!!
Parabéns!!!