
Esse extraordinário animal tem semelhanças com macaco, urso e gato, todavia, ele pertence à família dos procinídeos que inclui o quati, quaxinin, urso panda gigante entre outros. São encontrados do México ao Sudeste do Brasil, mas principalmente na Amazônia. Também é conhecido como macaco-da-noite, quincaju ou, do inglês, Kinkajou.

O jupará é um animal que gosta de viver à noite, durante o dia dorme bem escondido. Sobe nas árvores com muita agilidade, pulando de galho em galho, sempre auxiliado por sua cauda, e é nos ocos das árvores que ele mora. Eles vivem sozinhos ou aos pares. Quando está em cativeiro é um bicho muito brincalhão, semelhante aos macacos.

São animais que possuem um catáter meigo, podendo ser um ótimo companheiro para o homem, sendo fiel, afetuoso e brincalhão.
Independente de sua aparente adaptação em cativeiro, está sempre disposto a voltar pro seu abitat natural.
Alimenta-se de frutas mas também comem sementes, flores, mel, pequenos insetos, larvas de insetos folhas novas e flores, graças a sua lingua fina e comprida.
Em cativeiro comem frutas, vegetais, carne, ovos e substâncias doces e fermentadas, porem o açucar o deixa embreagado, tornando seu comportamento irritado podendo, morder, arranhar ou golpear as pessoas com a cauda. Quando está sóbrio é calmo e dócil.

Sinopse: Pequeno Jupará e os Problemas com a Colméia. O pequeno jupará tem uma Colméia enfiada na cabeça! Ajude Diego e papai jupará a salvá-lo antes que as abelhas retornem de sua missão pela manhã!
NOME Comum: Jupará

Nome Científico: Potos flavus
FILO: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Familia: Procyonidae
CARACTERISTICAS:
Comprimento: até 0,45 m, mais 0,45 m de cauda.
Altura: até 20 cm
Peso: até 3,8 kg
Tempo de Vida: até 20 anos