segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Borboletas são tão belas

Borboletas são inseto e vivem melhor em regiões tropicais porque possuem climas quentes. Elas são fecundadas pelo macho após deixarem a crisálida. A fêmea procura uma planta para colocar seus ovos, em alguns dias os ovos eclodem e saem lagartas que comem a casca dos ovos e a partir daí começam a comer folhas e não fazem outra coisa senão comer, comer e comerrrrr!!!

A próxima etapa da metamorfose Mudança de forma e estrutura, pela qual passam certos animais, como os insetos, do estado larvar para a fase adulta - das borboletas é chamada pupa. Na crisálida - Coisa que, antes de tomar nova fase ou ação, se acha no estado ou período de recolhimento ou imobilidade a lagarta se transforma em borboleta lentamente. Quando o processo de transformação termina, a crisálida se abre e a borboleta sai. Quando sua asa estica e fica seca, a borboleta está pronta para voar.
As borboletas se alimentam de vegetais e néctar. Pesam cerca de 0,3 gramas sendo que a maior pode pesar 3 gramas. Chegam a ter 32 centímetros de asa a asa. As borboletas vivem em média duas semanas. 

Um livro super legal que narra a história de uma borboletinha muito valente e simpática é "O caso da borboleta Atíria" de Lúcia Machado de Almeida (Atica, 1999). Vale a pena ler!

As borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam na luz
As belas borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas
Borboletas azuis
Gostam muito de luz

As amarelinhas
São tão bonitinhas

E, as pretas, então...
Oh, que escuridão!


Por Vinicius de Moraes


Fonte: Brasil Escola

3 comentários:

  1. Seus post são sempre muito bem elaborados com muito carinho e competência parabens um abraço e um ótimo final de semana1

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo!!!
    Inspirador esse post!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

ideias&ideais

ideias&ideais

Colaboradores

Pesquisar este blog